A vacina Coronavac será distribuída ao SUS 100%. A viabilização foi acordada pelo Ministério da Saúde.
A notícia foi anunciada neste sábado (9). Sendo assim, a pasta acertou que a totalidade das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan serão adquiridas pelo Governo Federal e incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Coronavac será distribuída ao SUS
Sendo assim, a partir deste acordo, os cidadãos do Brasil deverão receber a vacina simultaneamente. Ou seja, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, conforme o ministério.
Declaração
A Coronavac será distribuída ao SUS por este acerto, que foi fechado em reunião ontem (8). O fato confirma a declaração feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última quinta-feira (7).
Pazuello ainda reiterou que o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan já haviam assinado contrato na quinta-feira para a aquisição de 46 milhões de doses da vacina fabricada pelo instituto. A pasta também afirmou:
“Além da vacina fabricada pelo Butantan, outros imunizantes adquiridos ou em negociação pelo Ministério da Saúde, que tenham aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo a segurança e eficácia, seguirão o mesmo caminho, sendo incorporados e distribuídos a toda a população, ao mesmo tempo.”
Campanha de vacinação
Agora, o próximo passo diz respeito ao início da campanha de vacinação. Ela deve começar tão logo os imunizantes recebam autorização da Anvisa, para uso emergencial ou o registro definitivo. Além disso, a vacina Coronavac será distribuída ao SUS 100% de forma gratuita.
Vale lembrar que também já foi solicitado à agência reguladora o uso emergencial da vacina de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.
*Foto: Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo